Em termos de reconhecimento na Billboard, o álbum “Fearless” alcançou o primeiro lugar na parada Billboard 200 nos Estados Unidos e permaneceu no topo por várias semanas.
Além disso, vários singles do álbum também alcançaram posições impressionantes nas paradas da Billboard, consolidando ainda mais o domínio de Swift no cenário musical.
Assim como o álbum de estreia de Swift, os temas proeminentes de Fearless são o amor e a vida na perspectiva de uma adolescente do ensino médio.
As músicas de Fearless examinam esses temas com uma observação mais matizada e madura. Swift abraçou as composições narrativas da música country para transmitir sua maioridade.
Ela escreveu a faixa “Fifteen” durante seu primeiro ano do ensino médio em Hendersonville, Tennessee. Na narrativa, Swift e outra garota chamada Abigail – sua amiga de colégio na vida real – passam juntas por um amor adolescente e um coração partido.
Quando a música termina, Swift percebe que ela poderia realizar mais do que namorar garotos do último ano do ensino médio.
Os críticos musicais destacaram “Fifteen” como um exemplo das composições de Swift sobre temas adolescentes, ambos com uma inocência arregalada e um sentimento de nostalgia.
“O álbum se chama Fearless, e eu gostaria de deixar claro porque escolhemos esse título. Para mim, ser destemidonão indica ausência de medo. Não é ser completamente sem medo. Para mim, ser destemido é ter medo, ter dúvidas. Muitas delas. Ser destemido é continuar vivendo com as coisas que te deixam com muito medo. Ser destemido é se apaixonar loucamente de novo, mesmo tendo se decepcionado antes. Ser destemido é entrar na sala no seu ano de calouro do ensino médio, com quinze anos. Ser destemido é levantar e lutar pelo que você quer de novo e de novo… mesmo que tenha fracassado em todas as tentativas anteriores. É ser destemido ter fé que um dia as coisas vão mudar. Ter coragem de dar adeus à uma pessoa que só te machuca, mesmo que você não consiga respirar sem ela. Eu também acho que é ser destemido se apaixonar por seu melhor amigo, mesmo que ele esteja apaixonado por outra pessoa. E quando alguém te pede desculpas por algo que nunca vai parar de fazer, é ser destemido parar de acreditar nessa pessoa. É ser destemido dizer “você NÃO está arrependido”. Amar alguém, não importa o que os outros digam, é ser destemido. Permitir-se chorar no chão do banheiro é ser destemido. Deixar pra lá é ser destemido. Então, seguir em frente e ficar bem… é ser destemido também. Mas não importa o que o amor te joga, você tem de acreditar nisso. Você tem de acreditar em histórias de amor, príncipes encantados e o ‘felizes para sempre’. Por isso que escrevi essas canções. Porque acho que o amor é destemido.”