Tudo sobre “Speak Now” Terceiro álbum de Taylor Swift
“Speak Now” é o terceiro álbum de estúdio da cantora e compositora norte-americana Taylor Swift, lançado em 2010. Este álbum é um marco significativo em sua carreira, mostrando um amadurecimento artístico e uma expansão de seu estilo musical.
Vamos explorar a produção, as inspirações, as letras, as músicas mais populares e as datas da turnê relacionadas a este álbum, além de mergulhar em seu estilo musical característico.
Músicas populares
“Dear John”, a quinta faixa de Speak Now, foi escrita em mi maior, e fala sobre o relacionamento da cantora com o também cantor John Mayer, que disse ter se sentido “humilhado” com sua letra.
“Mean” sofre claras influências da música country em sua melodia. Essas influências tornam-se ainda mais evidentes devido a presença de alguns elementos específicos na melodia da obra, como por exemplo o som do banjo.
A letra de “Mean” fala sobre as pessoas que subjulgaram o talento de Swift, afirmando que ela jamais seria uma grande artista.
Ela foi escrita em mi maior, e traz os vocais de Swift alcançando uma oitava e um 4º, variando entre as notas sol sustenido e dó sustenido.
A crítica especializada avaliou-a de forma mista, pois enquanto alguns críticos a elogiaram, outros a criticaram.
Apesar das críticas mistas, “Mean” ganhou as duas categorias do Grammy Awards as quais foi indicada: “Melhor Música Country” e “Melhor Performance Country Solo”.
“The Story of Us” dura 4min27s, sendo a primeira das faixas do álbum a se distanciar do country pop, indo nesse caso para o pop rock.
Sua letra foi inspirada em um encontro de Swift com um ex-namorado (supostamente John Mayer) durante a edição de 2010 do CMT Music Awards, no qual eles estavam precisando falar um com o outro mas estavam distantes, separados por seus assentos, algo semelhante a situação descrita na letra.
Ela foi escrita em mi maior e gravada com um metrônomo de 138 bpm.
Nela, os vocais da cantora atingem notas entre fá sustenido e si.
Em “Never Grow Up” e “Enchanted”, a musicalidade do álbum assume um andamento mais lento que o da maioria das faixas anteriores. Essas canções foram compostas, respectivamente, em ré maior e lá bemol maior.
Em “Better Than Revenge”, notam-se fortes influências do pop rock e foi escrita em si menor, com os vocais de Swift variando entre as notas lá e dó. Sua letra fala de uma garota que roubou o namorado da cantora e da qual ela pretende se vingar.
“Innocent”, a décima-primeira faixa do álbum, foi instrumentada basicamente pelo violão e o piano.
Sua letra foi supostamente escrita como uma resposta ao que ocorreu na edição de 2009 do MTV Video Music Awards, quando o rapper Kanye West tomou o microfone das mãos da cantora enquanto ela fazia seu discurso de agradecimento pela vitória na categoria “Melhor Vídeo Musical Feminino” pelo vídeo da canção “You Belong With Me”, para dizer que Swift não merecia ter ganhado o prêmio.
Na edição do ano seguinte do evento Swift performou “Innocent”, o que soou como uma indireta para o cantor.
A canção foi escrita em si menor, com os vocais da cantora atingindo as notas de mi a si. “Haunted” é a única faixa do disco que conta com a presença de uma orquestra em sua instrumentação.
Ela foi escrita em ré menor, e mostra os vocais de Swift indo de fá à nota dó.
“Last Kiss” e “Long Live” são as duas últimas faixas da edição-padrão de Speak Now. “Last Kiss” dura 6min7s, o que supostamente seria uma referência à duração de uma ligação que Swift teria feito para o ex-namorado Joe Jonas, na qual ele teria terminado o relacionamento.
Ela foi escrita em si bemol maior, com os vocais da cantora variando entre as notas ré e fá. Já “Long Live” foi escrita em sol maior, com os vocais de Swift indo de mi à dó.
“Ours” fala sobre as dificuldades impostas pela família de Swift em um de seus relacionamentos, que de nada importam para ela.
Ela foi escrita em dó maior, com os vocais da cantora variando entre as notas mi e lá.
Produção
A produção de “Speak Now” é liderada por Swift, que assume um papel mais ativo na criação deste álbum.
Ela co-produziu o álbum com Nathan Chapman, que trabalhou com ela em seus projetos anteriores.
Juntos, eles conseguiram capturar a essência das músicas de Swift, combinando habilmente elementos do country tradicional com o pop contemporâneo.
O álbum apresenta uma produção polida e sofisticada, destacando a voz distinta de Swift e suas habilidades como compositora.
Turnê
A turnê mundial de “Speak Now” foi uma das mais bem-sucedidas da carreira de Taylor Swift, percorrendo países da América do Norte, Europa, Ásia e Oceania
Ela se apresentou em estádios e arenas lotadas, encantando fãs com suas performances dinâmicas e cativantes.
As datas da turnê foram cuidadosamente planejadas para maximizar o alcance da Swift e garantir que ela pudesse se conectar com o maior número possível de fãs ao redor do mundo.
Prêmios